domingo, 15 de abril de 2012

cabelos lisos

                                              

Para domar os cachos - ou a juba - inventaram de tudo. Estica daqui, puxa de lá, não tem jeito: a moda pode apontar outro caminho, mas milhares de mulheres não abrem mão de escovas que alisam os fios e tiram o volume dos cabelos. A variedade é tanta que fica difícil escolher os tipos que os salões de beleza e centros de estética oferecem. Mas depois do tenso capítulo do formol em sua história, as escovas foram bem além da química: invadiram o reino vegetal, mineral e até o gastronômico. Chocolate, à francesa, morango, aminoácidos, escova de luz, de ouro, inteligente. E esse é só o começo!
Veja como se faz:
A velha e polêmica progressiva
Ela é feita com um produto à base de queratina e formol, mas tudo começa com a lavagem dos cabelos com um xampu de limpeza profunda. Depois é a vez de aplicar a mistura que contém formol a um centímetro do couro cabeludo, com um pincel. A aplicação é feita mecha a mecha de cabelo. O produto quebra algumas pontes de enxofre dos fios, responsáveis por encaracolá-los.
Para manter o formato liso, o cabelo é seco com a prancha, que sela os fios. Só que você não pode lavar, prender ou colocar as madeixas atrás das orelhas durante três dias, senão a escova vai pelo ralo ou os fios vão ficar marcados. Além disso, é preciso fazer manutenção - daí o nome progressiva - porque o formol segura o resultado por até 45 dias. Mas atenção, a Anvisa só permite o uso dessa substância em concentração de até 0,2%. Para alisar, geralmente é preciso pelo menos 4%, o que danifica e enfraquece a estrutura dos cabelos, além de causar sérios problemas à saúde.
Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o formol pode causar irritação na pele, olhos e vias respiratórias, queimaduras, alergias, queda capilar, visão embaçada, diminuição da freqüência respiratória, entre outros. Concentrações altas causam danos irreversíveis e podem ser fatal. Por isso, o formol vem sendo abolido da escova progressiva e substituído por outros ativos, como silicones, guanidina, hidróxido de cálcio e tioglicolato de amônia. Em primeiro lugar, a sua saúde!
Brilho extra
De ouro ou de cristal, essas escovas prometem brilho inigualável a qualquer tipo de cabelo. Lançada pela marca Matrix, a escova de cristal consiste na aplicação de uma mistura de InShine Clear, tonalizante transparente, com creme revelador. Bastam 20 minutos nos cabelos e eles estão prontos para a próxima etapa: lavar. Depois de bem enxaguado, o último passo é escovar ou passar a prancha mecha a mecha. Em 40 minutos os cabelos ficam perfeitamente lisos, brilhantes e você, prontinha para arrasar! A escova de cristal pode ser aplicada em cabelos coloridos, com mechas ou virgens.
Se você prefere o ouro, tudo bem! Segundo a coordenadora técnica da Embelleze, Amélia Martins, vivemos a era das escovas, onde tudo - ou quase tudo -, é possível. Não à toa a Embelleze trouxe ao mercado o LisaHair Gold, primeiro kit para escova de ouro, com o ativo tioglicolato. "A escova contém queratina hidrolisada e proteínas da seda, proporcionando, além do brilho inconfundível, a reestruturação dos fios e um efeito 100% liso. É um resultado único", garante Amélia, afirmando que os cabelos podem ou não passar pela prancha após a aplicação do produto.
Amélia recomenda: "A prancha, quando passada nos cabelos ainda úmidos, potencializa o alisamento. Depois, passando o neutralizador, que vem no kit da escova, você fixa o resultado, que dura de 90 a 120 dias", garante Amélia Martins.
Preço médio das escovas: de R$ 300,00 a R$ 500,00.

Um comentário: